Você é o visitante nº:

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Você Sabia?


O chocolate contém Feniletilamina, acredita-se, que tal substância química melhora o humor, desencadeia a sensação de estar apaixonado. A molécula da "felicidade", anandamida, que pode estar ligada ao vício de drogas, bebidas e etc.

Quantas calorias um beijo pode queimar?


Outros mamíferos também amam?

arganaz-das-pradarias
Apenas 3% dos mamíferos, além da espécie humana, formam relacionamentos “familiares”.

O arganaz-das-pradarias é um desses animais. Este arganaz se une pela vida toda e prefere passar o tempo com seu parceiro ao invés de encontrar outros arganazes. Alguns chegam ao extremo de evitar arganazes do sexo oposto. Quando eles têm uma ninhada, o casal trabalha junto para cuidar dos filhotes. Eles passam horas cuidando um do outro ou apenas juntos. Já foram realizados estudos para tentar determinar a diferença química que pode explicar por que o arganaz-das-pradarias forma essa relação monogâmica e vitalícia, enquanto seu parente próximo, o arganaz-das-montanhas, não.
Segundo estudos de Larry Young, pesquisador de relacionamentos sociais da Universidade Emory, o que acontece é que, quando o arganaz-das-pradarias escolhe um parceiro, assim como os humanos, elimina os hormônios oxitocina e vasopressina. Como o arganaz-das-pradarias tem os receptores necessários para esses hormônios localizados no cérebro, na região da recompensa e reforço, ele forma uma união com seu parceiro. Essa união acontece com determinado arganaz com base no cheiro, que é mais ou menos como uma impressão digital. Aumentando ainda mais o reforço, entra a dopamina, que é lançada no centro de recompensa do cérebro quando os parceiros fazem sexo, fazendo com que a experiência seja agradável e eles queiram repetí-la. E graças à oxitocina e à vasopressina, eles querem fazer sexo com aquele mesmo arganaz.
Como o arganaz-das-montanhas não tem os receptores para a oxitocina e vasopressina em seu cérebro, estas substâncias não têm efeito nenhum, e eles continuam trocando de parceiro a cada noite. Fora esses receptores, as duas espécies de arganaz são quase iguais.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito importante essa publicação de saber que com o beijo a pessoa perde calorias, como muita gente não sabia disso, inclusive eu. Também foi importante ver que a pessoa pode desencadear a molécula da felicidade com o chocolate, algo que parece gostoso( chocolate) que pode nos deixar muito felizes, claro sem exagero.
    Letícia Peliçário n° 11 8°B

    ResponderExcluir
  3. Nossa realmente é bom saber isso e ter mais conhecimento sobre esse assunto ! Sobre queimar calorias ao beijar, essa informação é muito boa ! ~ Ana Santinelli & Nicolle Salante 8°A

    ResponderExcluir
  4. Identificar o que, os mamiferos sentes, as calorias que você perde ao beijar, etc. São assunto que nao tinha conhecimento e graças a nosso blog nós e outras pessoas poderam se informar . Vinicius Almeida e Rodrigo Augusto - 8ºB

    ResponderExcluir